HISTÓRIA

HISTÓRIA

logo-conbrapsiCONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIAS

BRAZILIAN COUNCIL OF PSYCHOANALYSIS AND PSYCHOTHERAPY

O CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIAS, também designado pela siga CONBRAPSI, é uma Associação Científica, de caráter civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de direito privado, constituída por prazo indeterminado, cujo objetivo central é a Psicanálise e as Psicoterapias que tem por finalidade congregar Psicanalistas e Psicoterapeutas Afins.

 O CONBRAPSI, não interfere nas instituições Escolares, Sociedades, Círculos, Associações, Sindicatos e/ou entidades psicanalíticas, ou em seus cursos de Psicanálise ou Psicoterapias.  O CONBRAPSI é a organização que registra os profissionais habilitados para o exercício da Psicanálise ou Psicoterapias em todo o território brasileiro.

 O CONBRAPSI pode credenciar representações ou filiais, em todo o território nacional, conforme o Art. 1º e Parágrafo 3º de seu Estatuto.

 O CONBRAPSI tem por objetivo incrementar os estudos e a transmissão da Psicanálise e Psicoterapia nas suas múltiplas vertentes, mediante a realização de estudos, debates, pesquisas, cursos, seminários, simpósios, palestras, oficinas, congressos, conferências e reuniões.

O termo Psicanálise significa o método de análise do psiquismo estabelecido por Sigmund Freud e suas teorias decorrentes sobre a estrutura e o funcionamento da mente humana.

 O termo Psicoterapia aplica-se à todos os profissionais que atuam em um amplo espectro de linhas psicoterápicas, tais como psicanalíticas, psicodramáticas, psicoterapias cognitivo-comportamentais, sistêmicas, corporais, comportamentais, terapia analítica, hipnoterapia e outras.

 O CONBRAPSI sempre estará em busca da excelência do exercício profissional, preservando e expandindo os interesses de seus associados e de toda a categoria que exerce a Psicanálise ou as diversas vertentes da Psicoterapia por profissão.

Estimular o respeito às diferenças na relação entre os pares, buscando, dessa forma, propiciar um espaço de liberdade e criatividade.

Firmar convênios, acordos, parcerias, contratos, com pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado, nacionais ou estrangeiras, a fim de facilitar o intercâmbio de interesse científico ou participar de atividades voltadas para a Educação e Saúde Mental.

Sempre informando que nenhuma pessoa Física ou Jurídica é obrigada por lei a se filiar para exercerem suas atividades profissionais.

Atuar como um Referencial, conscientizando a sociedade sobre como identificar um profissional qualificado, é também um dos nossos objetivos.

A Filiação espontânea demonstra publicamente à sociedade o compromisso contratual ao cumprimento dos requisitos éticos e qualitativos de seu órgão de classe.

Assista o Vídeo Institucional da CONBRAPSI